quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Amizade
O que seria a amizade? O que você acha que são os amigos? Me disseram que amigo é aquele que o tempo não apaga, que distância não esquece, que a maldade não destrói. É um sentimento que vem do coração e você não substitui por nada. É alguém que você sente presente, mesmo quando está longe... Que está presente não só nas alegrias, mas nas tristezas e desesperos também. Ser amigo não é coisa de um dia, são atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais. Se amigo é isso tudo.. eu não tenho amigos. Os meus sempre me deixam na mão, reclamam que eu não ligo pra eles, mas eles não tem a capacidade de me ligar também. Chamo pra sair e sempre há uma desculpa. O que é ser amigo hoje em dia?? se você tem um carro, aparece um monte de "amigo". Se você der uma festa, aparece um monte de "amigo". Mas quando você está triste, sem dinheiro, sem carro, com algum problema... Cadê o amigo?? =S Se você tem amigos verdadeiros e não interesseiros, dê valor a eles. Estes são raros...
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Agradeça sempre!
domingo, 16 de agosto de 2009
Sentimento de culpa
"O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido."
Porque sempre este sentimento de culpa? O que acontece realmente para que uma pessoa se sinta assim, mesmo estando certa de seus atos? Fico pensando se não há substâncias químicas que são ativadas em nosso cérebro provocando este sentimento. É difícil entender como pode ser apenas um comportamento reprovável que cause este sentimento tão ruim. Tudo que passei e todas as vezes que senti culpa, realmente foram, por uma criação de meu superego, imagens daquilo que eu deveria ter sido ou feito. Mesmo sabendo que minha decisão foi certa, pelo menos para mim. Fico pensando se isso acontece só comigo, mas acredito que não. São sentimentos sentidos por pessoas que não gostam de magoar os outros e hoje, nessa sociedade, é difícil encontrar pessoas assim. Acredito que este sentimento seja um crescimento pessoal inadequado e que ainda não sei como lidar. Mas sei que sempre me faz achar que sou uma pessoa má. Mas também não sei explicar o que é maldade. Na verdade, a vida não é complicada e sim nosso cérebro que tenta entender coisas que não é preciso e nos deixa confusos a ponto de "não viver". E aqui deixo meu sentimento de culpa por desabafar e deixar que certas pessoas entendam o que eu sinto...
Assinar:
Postagens (Atom)