quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Amizade

O que seria a amizade? O que você acha que são os amigos? Me disseram que amigo é aquele que o tempo não apaga, que distância não esquece, que a maldade não destrói. É um sentimento que vem do coração e você não substitui por nada. É alguém que você sente presente, mesmo quando está longe... Que está presente não só nas alegrias, mas nas tristezas e desesperos também. Ser amigo não é coisa de um dia, são atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais. Se amigo é isso tudo.. eu não tenho amigos. Os meus sempre me deixam na mão, reclamam que eu não ligo pra eles, mas eles não tem a capacidade de me ligar também. Chamo pra sair e sempre há uma desculpa. O que é ser amigo hoje em dia?? se você tem um carro, aparece um monte de "amigo". Se você der uma festa, aparece um monte de "amigo". Mas quando você está triste, sem dinheiro, sem carro, com algum problema... Cadê o amigo?? =S Se você tem amigos verdadeiros e não interesseiros, dê valor a eles. Estes são raros...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Agradeça sempre!

Ontem ao me deitar, fiquei pensando como tenho lamentado por coisas que não fazem sentido, como tenho tido preguiça de "viver" e como tenho reclamado de minha vida. Refleti sobre muitas coisas e percebi que tenho tudo que preciso. E venho também lhes mostrar como todos deveriámos estar sempre com um sorriso no rosto. Pois se tu tens alimento em sua geladeira, roupas para vestir, um teto sobre sua cabeça e um lugar para dormir, já és muito afortunado. Se tens dinheiro no banco, em sua carteira e algumas moedas sobrando em casa, se tens seu próprio computador, és mais rico que muita gente. Se você acordou hoje de manhã com mais saúde que doença, agradeça. Muitos nem sequer sobreviverão a este dia. Se nunca experimentaste o temor da batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura, nem as dores do sofrimento da fome, agradeça. Muitos não tiveram esta sorte. Se podes sair de casa sem temor de apanhar, ser preso, torturado, agradeça. Se seus pais estão vivos e casados, agradeça. Hoje isso é raridade. Se podes manter a cabeça erguida e sorrir, o faça agora e sempre. Pois você já tem tudo que precisa! Agradeço pela minha saúde, pela minha casa, família, amigos... Me sinto afortunada! =)

domingo, 16 de agosto de 2009

Sentimento de culpa

"O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido."

Porque sempre este sentimento de culpa? O que acontece realmente para que uma pessoa se sinta assim, mesmo estando certa de seus atos? Fico pensando se não há substâncias químicas que são ativadas em nosso cérebro provocando este sentimento. É difícil entender como pode ser apenas um comportamento reprovável que cause este sentimento tão ruim. Tudo que passei e todas as vezes que senti culpa, realmente foram, por uma criação de meu superego, imagens daquilo que eu deveria ter sido ou feito. Mesmo sabendo que minha decisão foi certa, pelo menos para mim. Fico pensando se isso acontece só comigo, mas acredito que não. São sentimentos sentidos por pessoas que não gostam de magoar os outros e hoje, nessa sociedade, é difícil encontrar pessoas assim. Acredito que este sentimento seja um crescimento pessoal inadequado e que ainda não sei como lidar. Mas sei que sempre me faz achar que sou uma pessoa má. Mas também não sei explicar o que é maldade. Na verdade, a vida não é complicada e sim nosso cérebro que tenta entender coisas que não é preciso e nos deixa confusos a ponto de "não viver". E aqui deixo meu sentimento de culpa por desabafar e deixar que certas pessoas entendam o que eu sinto...