domingo, 16 de agosto de 2009

Sentimento de culpa

"O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido."

Porque sempre este sentimento de culpa? O que acontece realmente para que uma pessoa se sinta assim, mesmo estando certa de seus atos? Fico pensando se não há substâncias químicas que são ativadas em nosso cérebro provocando este sentimento. É difícil entender como pode ser apenas um comportamento reprovável que cause este sentimento tão ruim. Tudo que passei e todas as vezes que senti culpa, realmente foram, por uma criação de meu superego, imagens daquilo que eu deveria ter sido ou feito. Mesmo sabendo que minha decisão foi certa, pelo menos para mim. Fico pensando se isso acontece só comigo, mas acredito que não. São sentimentos sentidos por pessoas que não gostam de magoar os outros e hoje, nessa sociedade, é difícil encontrar pessoas assim. Acredito que este sentimento seja um crescimento pessoal inadequado e que ainda não sei como lidar. Mas sei que sempre me faz achar que sou uma pessoa má. Mas também não sei explicar o que é maldade. Na verdade, a vida não é complicada e sim nosso cérebro que tenta entender coisas que não é preciso e nos deixa confusos a ponto de "não viver". E aqui deixo meu sentimento de culpa por desabafar e deixar que certas pessoas entendam o que eu sinto...


3 comentários:

Unknown disse...

Gostei desse tema. Ainda mais que acontece direto comigo. Sempre me sinto culpado quando outra pessoa fala ou tem certa reação comigo. O que eu fiz para isso aconetecer???Ás vezes penso que eu deveria ser diferente ou apenas iguais aos outros que nem ligam para isso.

Unknown disse...

A culpa é algo relativo, mas sempre tente dar o seu melhor pq dessa forma msm sentindo culpa será uma culpa passageira quando vc olhar dentro de si e ver que deu o máximo, nunca c esqueça, vc é uma minininha pra lá de especial, um bjaoo

. disse...

Aqui em fala é o Sétimo dia rsrsrs
O primeiro texto, interessante...
Porém tristonho rsrsrs
Quanto a questão da culpa, é completamente relativa a sua idéia...Tudo uma mera questão de ponto de vista e considerações ^^
Beijos!